Projeto: Biblioteca Virtual Pedro de Angelis


Pedro de Angelis, nascido em Nápoles em 29 de junho de 1784 e falecido em Buenos Aires em 10 de fevereiro de 1859, é considerado uma das figuras principais da ciência histórica argentina. Foi um dos seus primeiros historiadores, recopilou e publicou documentos fundamentais, que haviam permanecido inéditos, publicou os periódicos: Crónica política y literaria de Buenos Aires, em 1827 e El Lucero, em 1829 além de várias biografias, inaugurando o gênero no país.

A Biblioteca Virtual Pedro de Angelis prevê a criação e geração de conteúdos digitais de relevância para a cultura regional e nacional pertencentes aos acervos da Biblioteca Nacional de Brasil e da Biblioteca Nacional da Argentina, participantes no Projeto, e sua difusão nos sítios Web de ambas bibliotecas com a finalidade de dar acesso e preservar o patrimônio cultural na América Latina.

A importância deste projeto está em seguir um modelo de interoperabilidade que permita a comunicação remota entre instituições através da adoção de normas internacionais. Este modelo poderá no futuro ser adotado por outras instituições que pretendam intercambiar e reunir suas coleções virtualmente.