Projeto Memória dos Presidentes - Bibliografia Especializada
 

Na Biblioteca Nacional foi contratada equipe formada por bibliotecários, museólogos, historiadores e arquivistas, além de digitadores, que passou por treinamento, constando de informações gerais sobre regulamentos da Biblioteca Nacional, visita às áreas de acervo, metodologia de pesquisa, informações sobre catálogos e breve exposição sobre entradas de autor e assunto.

Passou-se, então, à identificação dos conjuntos documentais que incluiriam documentação relativa aos presidentes da República nas diversas Divisões de guarda de acervo e levantamento de fatos históricos que marcaram os governos republicanos, a partir de obras de referência, a fim de fundamentar a pesquisa em periódicos.

Além da consulta aos catálogos de obras gerais, iconografia e obras raras, foram levantados e pesquisados os periódicos microfilmados, e organizados fundos/coleções manuscritos com documentos referentes ao objeto do trabalho, que estavam até então sem tratamento. Dos fundos tratados, foi concluída a organização de dois conjuntos: Sílvio Peixoto (com documentos de Floriano Peixoto) e Marília Veloso Pinto (com documentos de Washington Luís). Foi ainda tratada parcialmente a Coleção Melo Franco (com documentos de vários presidentes, como Artur Bernardes, Delfim Moreira, Washington Luís, Getúlio Vargas, Epitácio Pessoa, entre outros) e pesquisadas as coleções Nunes Pereira e José Carlos Rodrigues.

Todas as informações obtidas foram digitadas/importadas para a base de dados de bibliografias da Biblioteca Nacional, somando um total de 3.360 referências, das quais 200 de documentos iconográficos, 665 manuscritos, 1541 periódicos, 951 monografias e três partituras musicais.

As Divisões envolvidas

Participaram do trabalho de levantamento e compilação desta bibliografia duas divisões do Departamento de Referência e Difusão da Fundação Biblioteca Nacional.

A Divisão de Manuscritos, cujo acervo reúne cerca de 800.000 documentos - entre avulsos e encadernados - compreende o longo período que vai do século XI ao século XXI.

Dentre seus muitos documentos notáveis, podem-se destacar os Livros de Horas iluminados, datados do período medieval; a Carta de abertura dos portos, assinada pelo então Príncipe regente do Brasil, o futuro D. João VI; as estampas da Coleção Alexandre Rodrigues Ferreira, que retratam a fauna, a flora e as populações do Brasil do século XVIII; por fim, os originais de poesias, contos e romances de autores como Machado de Assis, Coelho Neto, Lima Barreto e Lygia Fagundes Teles.

No esforço de facilitar o acesso a essas coleções, a Divisão de Manuscritos tem feito parceria com outras instituições de pesquisa, principalmente Universidades, levando a cabo projetos de descrição e organização do acervo. Os documentos do período colonial são a prioridade, mas, nos últimos tempos, mais e mais coleções datadas do Império, da República e mesmo contemporâneas vêm sendo disponibilizadas através de catálogos e bases de dados.

A Divisão de Informação Documental oferece serviços de informação a usuários que não residem no Município do Rio de Janeiro e presta atendimento local para demandas de pronta-resposta.

Fornece, sob demanda, levantamentos bibliográficos - pesquisa e compilação de registros bibliográficos no acervo da BN (exclusivo para residentes fora do Rio de Janeiro) -, reprodução de livros, documentos planos e fotografia; comutação - obtenção de cópias de textos de periódicos, através do Programa COMUT ou outro sistema -, pronta-resposta - informações factuais sobre o acervo -, informações biográficas, bibliográficas, endereços, entre outros serviços.

 

 

 

 
Sede: Av Rio Branco, 219 - Rio de Janeiro, RJ
Cep: 20040-008 - Tel:(21) 2220-9433 - Fax:(21) 2220-4173   Copyright© 2005-Biblioteca Nacional