Projeto Biblioteca Virtual da Cartografia Histórica dos séculos XVI a XVIII
O convênio entre a Biblioteca Nacional e a Financiadora de Estudos e Projetos
(FINEP) foi estabelecido em dezembro de 2000, tendo como
Coordenadora a Diretora do Centro de Processos Técnicos da Biblioteca Nacional
Dra. Celia Zaher.
Objetivo Geral do Projeto
O Objetivo geral do projeto foi criação,
manutenção e disponibilização de uma Biblioteca Virtual de
mapas raros, manuscritos, gravados ou impressos, do século XVI ao
século XVIII, existentes na coleção da Biblioteca Nacional,
organizados sistematicamente em base de dados cartográficos.
Estes arquivos digitais disponibilizados através de acesso remoto
pela Internet em website específico hospedado
pela Biblioteca Nacional, oferecem à comunidade científica nacional e internacional
informações únicas disponíveis tanto para consulta como para cópia
com resolução adequada, contribuindo ao mesmo tempo para a
preservação dos originais à medida que minimiza o manuseio e o
desgaste resultante
Objetivos Específicos do Projeto
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preservação
de acervo precioso através da higienização e restauração
das peças a serem digitalizadas e da diminuição do acesso
aos originais
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elaboração
de padrões de captura, identificação e tratamento de
arquivos digitais, afim de que passem a ser adotados pelas
bibliotecas brasileiras
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criação de
bases de dados cartográficos, através do tratamento
retrospectivo de registros bibliográficos em fichas manuais
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estabelecimento
de informações sobre material microfilmado associadas ao
registro da peça na base de dados
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criação de
arquivos digitais que serão usados no lugar dos originais
contribuindo para a preservação dos mesmos e permitindo a
ampliação do acesso de forma múltipla
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criação
de uma Biblioteca Virtual de mapas dos séculos XVI ao XVIII
Detalhamento das Etapas Executadas de acordo com Cadeia de Digitalização
seleção |

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restauração |

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catalogação
original/resumos |
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captura
digital |

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tratamento/controle
qualidade |

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compactação |
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armazenagem on
line e off line |

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metadados |

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website |
1. etapa - Montagem laboratório de Digitalização
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Seleção de
equipamentos para captura, tratamento e armazenagem de arquivos
digitais como previsto no projeto adaptado aos recursos reduzidos.
As modificações foram autorizadas pelos técnicos responsáveis
da FINEP.
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Compra de
equipamentos. Foram adquiridos: 1 scanner Power
Phase, de alta resolução, especial para materiais de grande
formato; 3 computadores Macintosh; 1 impressora
Plotter.
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Instalação de
sub rede Macintosh, com
recursos da Biblioteca Nacional, isolada da rede central para
maior segurança e velocidade.
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Treinamento da equipe no uso dos
equipamentos através de cursos, estágios e visitas técnicas.
scanner Power Phase |
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impressora Plotter |

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rede Macintosh
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2. etapa - Estabelecimento de política de seleção
3. etapa – Higienização, restauração e armazenagem dos mapas
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Seleção
do material a ser higienizado e/ou restaurado, efetuando a
higienização e restauração e posteriormente, enviando
para digitalização e microfilmagem.
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Diagnóstico
do estado das peças selecionadas, seguido da restauração das
mesmas. Tratamento de acordo com seu estado físico, com vistas a
alcançar um estado ideal, seja por higienização, obturação ou
restauração convencional.
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Preparação da
cartonagem para a guarda dos mapas e/ou laminação dos mapas. O
processo de limpeza e restauro dos materiais obedeceu ao fluxo
aprovado dando prioridade aos materiais já catalogados. Foram
higienizados e conservados 1.145 mapas, restaurados 75 e
encapsulados em envelopes de acetato 495 mapas. O processo de
restauração é lento tendo sido feito com bastante esmero. O
material já preparado foi armazenado em pastas.
mapa sendo encapsulado |
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mapa já encapsulado |

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4. etapa – Identificação, catalogação e classificação dos
mapas - criação bases de dados cartográficos
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Foram
contratados bibliotecários e historiadores para a identificação
e catalogação do material selecionado e posterior entrada dos
dados catalográficos em base de dados específica.
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Criação
de base de dados dentro dos padrões internacionalmente adotados
para exportação e importação de dados.
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Foi
utilizado para as bases de dados o software brasileiro OrtoDocs
já em uso na Biblioteca Nacional desde 1996. É um software
totalmente baseado na web o que permite uma atualização dos
dados em tempo real. Trata os diversos tipos de materiais
suportando o Formato MARC completo.
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Elaboração
de script para entrada de dados de acordo com o formato MARC21.
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Foram identificados,
catalogados, classificados e incluídos em base de dados 5.000
mapas.
script para entrada de dados base |

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exemplo de registro de mapa |

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exemplo de resumo |

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5. etapa - Microfilmagem
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Foram
microfilmados os documentos que além de arquivo digital deveriam
possuir também arquivo de microfilme. Isso se aplica aos
documentos de alta demanda e em preto e branco, para fins de
conservação de longa duração e consulta de usuários.
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O grupo de
documentos microfilmados foi de pequeno porte se restringindo aos
atlas encadernados em volumes para facilitar a consulta
individual. O material de consumo para esta etapa e pessoal teve
recursos financeiros diminuídos no projeto final.
6. etapa – Digitalização do material
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Digitalização
do material já preparado e catalogado.
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Foram
estabelecidas normas para captura dos arquivos digitais baseados
nos padrões adotados pelas grandes bibliotecas digitais do
exterior, referentes à resolução (300 dpi), escala de cores,
tamanho e tipo de arquivo (.tiff).
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Foram
alcançadas as metas previstas de 1.500 mapas digitalizados.
7. etapa - Controle de qualidade, tratamento e armazenagem
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O
controle de qualidade foi feito imediatamente após a captura
através de comparação com o original.
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O
tratamento do arquivo digital objetiva a apresentação do
documento por inteiro. Para isto foi feito um corte a ¼ de
polegada da margem do documento, garantindo aos pesquisadores, que
utilizam os documentos digitais a segurança de que o original
tenha sido capturado na íntegra.
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Elaboração
arquivos de back up para armazenagem com sistema de registro em
base de dados de imagens.
exemplo corte imagem |

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8. etapa - Compactação dos arquivos
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Os
arquivos foram compactados utilizando o software Mr.SID (Multi-Resolution
Seamless Image Database), baseado em wavelet. Este
software integra múltiplas resoluções de uma imagem em um
único arquivo permitindo aos usuários com um browser padrão
fazer zoom , obtendo assim mais e mais detalhes. Embora MrSID seja
um lossy compressor, as imagens podem ser comprimidas em uma
escala de até 22:1 sem qualquer perda da informação.
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Foi
desenvolvida programação especial para agrupar as diversas
páginas de documentos multipartes, como por exemplo os Atlas.
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O
website permitirá aos usuários a visualização das imagens
tanto através de arquivos «.sid » como através de arquivos «.jpg ».
mapa |
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detalhe do mapa |

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9. etapa - Catalogação e classificação dos arquivos
digitais - criação de base de dados de metadados
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Criação
de base de dados para os metadados dos arquivos digitais,
utilizando implementação do software OrtoDocs, especialmente
desenvolvida para suportar a catalogação dos diversos tipos
de metadados dos arquivos digitais.
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Elaboração
de script para entrada de metadados de acordo com padrões
adotados internacionalmente contemplando informações para a
descrição, acesso, estrutura e preservação dos arquivos
digitais.
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Estabelecimento
de links entre os registros de metadados e os arquivos digitais.
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Foram
alcançadas as metas previstas com a catalogação e
classificação de 1500 imagens digitais.
script para entrada de metadados |

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exemplo de registro de metadados |

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10. etapa - Preparação do Website
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Foi
contratada a empresa MIDIARTE para criar a identidade visual do website
do projeto. A apresentação das informações contidas nas
bases de dados também seguiu a mesma identidade visual
programada.
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Foi
criada uma galeria de mapas com a finalidade de permitir uma
navegação mais rápida com acesso direto às imagens, sem passar
pelas informações contidas nas bases de dados.
página inicial do website |
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exemplo de galeria de mapas |

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Outras Atividades Executadas
Além das
etapas e atividades previstas foram efetuadas outras não
previstas mas que se mostraram necessárias no decorrer da execução
do projeto tais como:
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Ampliação
do projeto para documentos do século XIX.
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Elaboração
de um vocabulário controlado bilíngüe dos termos cartográficos
e históricos utilizados como pontos de acesso de assuntos.
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Implementação
de facilidades existentes no software OrtoDocs que permitem a exportação de dados em formato de
citação bibliográfica de acordo com norma Associação
Brasileira de Normas Técnicas [ABNT] para uso dos pesquisadores,
e também a exportação de dados em formato ISO2709,
ANSI Z39.2 e em linguagem XML para integração e
exportação com outros sistemas de informação.
tipos de exportação possíveis |

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exemplo de exportação em XML |

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